[ Fundamentos ]

entre0e1_bx

  • Apropriação crítica da tecnologia: máquinas são máquinas. Desconstruir o papel delas é tarefa fundamental de um metarecicleiro. Tratar a tecnologia como artesanato, como um quebra-cabeças simples, que pode e deve ser aberto, exposto, desmontado e remontado. Apropriado, enfim. Nenhuma autoridade deve ser concedida àquele que entende mais sobre computadores. Aliás, metareciclagem não depende de computadores: metareciclar tecnologia pode começar com lápis e papel. Um metarecicleiro promove uma relação de aproximação com a tecnologia e com seu funcionamento.
  • Ênfase na Tecnologia Social: a tecnologia (assim como o “digital”) é ampla em significado e pode ser usada para objetivos mesquinhos ou superficiais. O uso que queremos dar à tecnologia é o uso social: a tecnologia como meio para agregar pessoas que têm interesses, dificuldades, oportunidades, em comum. Um metarecicleiro usa a tecnologia como meio para promover a colaboração e a cooperação.
  • Software Livre e Conhecimento Livre: usamos exclusivamente software livre e de código aberto, nem tanto pelo custo, mas por entendermos o conhecimento como bem coletivo e livremente apropriável. No mesmo sentido, buscamos sempre a criação de repositórios de conhecimento livre com base na prática cotidiana. Um metarecicleiro documenta o que faz e usa a rede metarecicleira para compartilhar essa documentação.
  • Descentralização integrada: temos uma lista de discussão justamente para integrar e promover o intercâmbio de conhecimento e oportunidades entre pessoas em diferentes esporos de MetaReciclagem. Um metarecicleiro usa a lista de discussão para contar para os outros o que anda fazendo

Responses

  1. como eu faço pra ser aluno deste projeto

  2. Olá, sou monitora da INCUBA -Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária- UNEB; ssa BA. Gostaria do endereço de vcs para uma possivel visita e conhecer melhor o projeto.

  3. Juliana,
    estamos no tombo 18-parque central no arraial d’ajuda-porto seguro.me liga 7399917441

  4. Actualmente vivo en Barcelona, España, pero estoy para viajar a Arraial con deseos de establecerme segunda quincena de Octubre 2010, soy técnico en instalaciones y mantenimientos de sistemas de red, telecomunicaciones, Redes LAN, Industriales, etc.
    Me gustaría conocerles a mi llegada, y compartir ideas, me agrada vuestro proyecto, y me gustaría colaborar, por ejemplo dando clases de enseñanza de instalaciones domesticas, etc.
    Me gustaría una opinión y respuesta, un abrazo.

  5. [...] cultura com arte, tecnologia e a convivência. Arraial faz parte desse momento pela importância do Bailux, cujo trabalho não institucionalizado com tecnologia tem seu ponto forte na vivência humana. [...]

  6. [...] e de principio sub).(desenvolvida nos ritos da sua   zona @+ impermanente fa galaxia virtual  bailux  [ ponto de comunicação entre dois campos [...]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: